Cuidados ao comparar os resultados das pesquisa de intenção de voto do segundo turno para a prefeitura de São Paulo, por Örjan Olsén
- lumiainteligencia
- 22 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2024
Örjan Olsén - PhD em Comunicação de Pública e Mestrado em Jornalismo pele Syracuse University, N.Y.; Administração de Empresas pela PGV-SP, Sócio Fundador Emérito da Abrapel; ex-diretor de Opinião Pública do Ibope e da Ipsos Opinion do Brasil; atua na área de pesquisas de opinião e eleitorais, no Brasil, desde 1985
Orjan Olsen, sócio emérito da Abrapel, publicou um estudo inédito comparando as pesquisas dos principais institutos sobre as intenções de voto no 2° turno das eleições municipais em São Paulo.
O artigo destaca que, no primeiro turno, os três candidatos principais estavam tecnicamente empatados, com variações dentro da margem de erro.
Já no segundo turno, todas as pesquisas apontam para a vitória de Ricardo Nunes, mas com diferenças nos números dependendo da metodologia de cada instituto. Datafolha e Quaest, por exemplo, introduziram mudanças que influenciaram o percentual de indecisos e votos nulos.
Confira o artigo completo em:
Comments