top of page

Nos grotões do Brasil, eleições municipais desafiam a polarização nacional

Atualizado: 23 de out.




Em colaboração, Bruno Bicalho, pesquisador do Grupo de Pesquisa Opinião Pública da UFMG, e Mara Telles, presidente da Abrapel, abordam como as eleições municipais em José da Penha, Rio Grande do Norte, revelam uma realidade política complexa e distinta da polarização nacional entre Lula e Bolsonaro.


Na cidade, a disputa entre os "Bicudos" (família Maia, historicamente conservadora) e os "Bacuraus" (família Alves, mais ao centro) transcende as ideologias partidárias nacionais. O vencedor, Jairo Mafaldo do PT, apoiado pelos Bicudos, adotou uma campanha conservadora, enquanto seu oponente, Dr. Vertinho do PL, representando os Bacuraus, teve uma postura mais moderada.


Essa dinâmica local mostra como alianças familiares e históricas são mais influentes do que afiliações ideológicas nacionais, desafiando a visão simplista da política brasileira como dividida apenas entre esquerda e direita.


Comments


Post: Blog2 Post

Seja um Associado

Ao se associar você poderá participar dos eventos, atividades da associação, descontos em cursos, palestras e produtos, informações qualificadas, além de ter acesso exclusivo ao nosso repositório de dados e a todos os benefícios da ABRAPEL!

Gratuito até Abril de 2023

Indivíduos que atuam em pesquisas e estudos eleitorais em instituições públicas e privadas nacionais.

bottom of page