top of page
homem-de-negocios-preto-feliz-expressao.jpg
Prancheta 1_1_3x.png

Prêmio Abrapel
Termômetro da
Campanha 2022

A Abrapel premiou os 3 melhores artigos/ensaios, que foram feitos a partir dos relatórios e/ou base de dados da pesquisa IPESPE/ABRAPEL - Termômetro da Campanha.

Inscrições Encerradas!
Prêmio Abrapel
Termômetro da Campanha 2022
Prêmio Abrapel: Texto

Conheça os vencedores:

1º Lugar:

Quando o incumbente perde a reeleição: o caso de Jair Bolsonaro

Autores: Márcio Cunha Carlomagno

e Cláudio Júnior Damin

Screenshot 2024-06-19 at 13.12.13.png
Screenshot 2024-06-19 at 13.15.53.png

Márcio Cunha Carlomagno é Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciência Política pela mesma instituição, com período "sanduíche" na Université de Montréal (Canadá). suas pesquisas incluem estudos legislativos, eleições e métodos quantitativos.

Cláudio Júnior Damin é bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do bacharelado em Ciências Sociais - Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, Rio Grande do Sul.

2º Lugar:

Urnas fraudadas e igrejas fechadas: Bolsonarismo e a crença em fake news

Autores: João Feres Júnior

Daniela Drummond

Eduardo Barbabela Oliveira

Paulo Ferracioli Silva

João Feres Júnior é Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre e doutor em Ciência Política pela City University of New York. É professor titular de ciência política do IESP-UERJ coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (GEMAA), do Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço Público (LEMEP) e do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB). Trabalha atualmente com os seguintes temas: mídia e política, comportamento político, comportamento parlamentar, teoria política e teoria da história conceitual, políticas de ação afirmativa e relações raciais.

Daniela Rocha Drummond é Pós-doutoranda do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Doutora em Ciência Política pela UFPR com período sanduíche na Universidade Lusófona do Porto. Graduada em Jornalismo pela PUC-PR e em Ciências Sociais pela UFPR. É vice-coordenadora do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública e pesquisadora do Femglocal

Eduardo Barbabela é Investigador Auxiliar do Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa em Portugal. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde também é pesquisador associado.

Paulo Ferracioli é Pós-doutorando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Comunicação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), da UFPR e do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de Comunicação Política, tendo como principais temas Jornalismo Político e Transparência.

3º Lugar:

A ‘dinâmica’ dos afetos: sentimentos
dos eleitores na eleições de 2022

Autores:  Eduardo Ribeiro da Silva

Eduardo Moura Oliveira

Eduardo Ribeiro é Sociólogo. Professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais(ICS), e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É procientista e atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOL) da Universidade deBrasília (UnB). Realiza estudos sobre segurança pública, educação e políticas públicas,metodologia de pesquisa, sociologia quantitativa e sociologia política.

Eduardo Moura Oliveira - É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área de cultura política e emoções.

Sobre o Prêmio

A Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (ABRAPEL), tornou pública a abertura das inscrições ao 1º PRÊMIO ABRAPEL - TERMÔMETRO DA CAMPANHA 2022. O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular profissionais que atuam no campo de eleições, utilizando metodologias em diversos âmbitos – ciência política, psicologia, história, campanhas políticas, estatística, comunicação, neurociência, sociologia eleitoral, entre outros.

Prêmio Abrapel: Adesão

Seja um Associado

Ao se associar você poderá participar dos eventos, atividades da associação, descontos em cursos, palestras e produtos, informações qualificadas, além de ter acesso exclusivo ao nosso repositório de dados e a todos os benefícios da ABRAPEL!

Indivíduos que atuam em pesquisas e estudos eleitorais em instituições públicas e privadas nacionais.

bottom of page